Uma parceria para a valorização de pessoas e o fortalecimento do setor público e do terceiro setor

quem somos

Conheça a Vamos

A Vamos é uma parceria entre três organizações da sociedade civil: a Fundação Lemann, o Instituto humanize e a República.org, que têm por finalidade o fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

Por quê?

As pessoas são o nosso bem mais precioso e a força capaz de transformar a realidade do Brasil. E é por meio dessa valorização das pessoas, que fortalecemos o setor público e terceiro setor a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável do País, construindo uma sociedade mais justa e deixando um legado relevante para as próximas gerações.

Nossa parceria atua de forma colaborativa e coordenada na articulação e mobilização de pessoas, saberes e recursos, promovendo e disseminando uma cultura de engajamento, valorização e gestão estratégica de pessoas que atuam no Setor Público e no Terceiro Setor.

Estamos trabalhando na consolidação e perenização da gestão de pessoas junto aos Estados, e ampliando nossa atuação junto aos Municípios. No campo do terceiro setor, queremos ampliar o debate sobre o papel das organizações da sociedade civil no atual contexto democrático e em um mundo em rápida transformação.

Nossa história

O ponto de partida da Vamos é o ano de 2017, quando a Fundação Lemann e o Instituto humanize iniciaram um diálogo sobre uma parceria para enfrentar os desafios relacionados às lideranças na gestão pública e no terceiro setor. Na ocasião as duas organizações se uniram com o nome de Aliança para Lideranças de Impacto no Setor Público e no Terceiro Setor e começaram a estudar o tema reconhecendo boas práticas nacionais e internacionais. Em julho de 2018, mais duas organizações passaram a compor a Aliança: a Fundação Brava e o República.org.

Os primeiros projetos liderados pela Aliança foram centrados no esforço de consolidar conhecimento para gestão de lideranças para o setor público. Para isso, foram realizadas pesquisas nacionais e internacionais, que resultaram na identificação das melhores práticas em gestão de pessoas. Todo esse processo culminou com a elaboração de três Guias Práticos para subsidiar a implementação de processos de gestão de pessoas por órgãos públicos: “Identificando cargos de liderança”; “Processos de pré-seleção”; e “Gestão de Desempenho”, que foram lançados em novembro de 2018.

Um marco importante para pensar as estratégias deste tema no Brasil foi a realização do evento “Brazil Rising: uma nova gestão pública para um novo Brasil”, em parceria com a Universidade de Yale e a Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford. Foram três encontros, realizados em Yale (EUA, em 2017), São Paulo (Brasil, em 2018) e Oxford (Reino Unido, em 2018), que promoveram debates sobre a gestão de pessoas no setor público, reunindo um grupo diverso e representativo (gestores públicos, políticos, acadêmicos e representantes da sociedade civil). O diálogo e a construção com este grupo ajudou a construir e priorizar as ações que visam uma gestão de pessoas no setor público, com foco em lideranças, mais efetiva para o país.

Nos últimos anos, acumulamos experiências que contribuem com a mudança de paradigma de pessoas no setor público. O projeto de Apoio Estratégico a Governos mostrou que é possível implementar processos estruturados para a gestão de lideranças.

Em 2019 e 2020, sete estados foram apoiados em projetos de atração e seleção, realizados em 18 órgãos e secretarias, selecionando cerca de  700 cargos de liderança em governos. Além disso, os estados também são apoiados na implementação de outros pilares de gestão de pessoas, com foco em lideranças, como desempenho, desenvolvimento e engajamento de times.

No âmbito do terceiro setor, trabalhamos para ampliar o debate sobre  o papel das organizações da sociedade civil, hoje essenciais na criação de soluções inovadoras num mundo em constante transformação. Defendemos o fortalecimento institucional destas organizações com a construção de espaços permanentes de aprendizagem, para que elas possam aumentar sua incidência na solução de problemas sociais do país.

Em março de 2021, a Aliança passou a se chamar Vamos com a parceria entre Fundação Lemann, o Instituto humanize e o República.org. Sabemos que ainda há muito o que fazer diante do desafio de superar dificuldades institucionais no campo da gestão de pessoas no setor público brasileiro e nas organizações da sociedade civil.

Para vencer esses desafios, incentivamos políticas capazes de atrair, desenvolver e reter lideranças mais aptas para entregar os melhores serviços públicos aos cidadãos. Reconhecemos o trabalho do servidor, ao mesmo tempo em que incentivamos o diálogo entre o setor público e os diversos segmentos da sociedade. No campo do terceiro setor, atuamos para ampliar a conexão entre as organizações da sociedade civil. Juntos trabalhamos para mudar o Brasil investindo no fortalecimento do setor público e do terceiro setor por meio da valorização das pessoas.

Organizações fundadoras

A Fundação Lemann realiza projetos com dois macro-objetivos: ampliar a qualidade da educação pública e apoiar lideranças que se dedicam a resolver os grandes desafios sociais do país. A fundação realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos focados em aprendizagem de qualidade. Também apoia centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social com o objetivo de ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

O Instituto humanize é uma instituição do terceiro setor que integra estratégias e articulações para o fortalecimento da filantropia nacional, e o apoio a entidades de referência para o desenvolvimento sustentável do país.

O humanize tece conexões em rede para contribuir com o desenvolvimento territorial e a realidade das pessoas que ali vivem, por meio de iniciativas de uso sustentável, negócios de impacto socioambiental e gestão pública. De forma transversal, também atua nos recortes de desenvolvimento institucional de Organizações da Sociedade Civil e Educação, além de apoiar a realização de projetos especiais.

O República.org é um instituto filantrópico, apartidário, não corporativo, antirracista e 100% dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil, com foco em investimento em projetos que nasceram com esse mesmo objetivo. Também financia iniciativas criadas por parceiros, instituições e pessoas que têm o mesmo propósito de desenvolver e valorizar os profissionais do setor público no País.